GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Iberdrola S.A. mantém permanentemente atualizado seu Sistema de Governança Corporativa, que é o conjunto integrado pelos Estatutos Sociais, a Missão, Visão e Valores do Grupo Iberdrola, as Políticas Corporativas, as Normas de Governança Corporativa dos Órgãos Sociais e Comitês Internos e o Cumprimento Normativo. Em sua elaboração levou-se em conta as recomendações de bom governo de reconhecimento geral nos mercados internacionais.

O desenvolvimento, revisão e melhoria contínua das normas de governança corporativa respondem à estratégia que Iberdrola, S.A. e as sociedades integradas no grupo cuja entidade dominante, no sentido estabelecido na lei, é a primeira (o “Grupo”), vêm seguindo há anos. De acordo com o Sistema de governança corporativa, é necessário manter a devida separação entre as funções de gestão e supervisão dentro da Iberdrola, S.A. e do Grupo, bem como entre a função central de estratégia e as responsabilidades executivas descentralizadas.

A Elektro Holding S.A é a sociedade subholding do Grupo Iberdrola no Brasil e agrupa as participações nas sociedades cabeceira dos negócios relacionados com distribuição, geração renovável e comercialização de energia elétrica que desenvolvem suas atividades no país.

A Elektro Holding S.A, que conta com seu próprio Conselho de Administração e com uma equipe diretiva própria, tem como principal responsabilidade difundir, implementar e assegurar o seguimento das politicas, estratégias e diretrizes gerais do Grupo Iberdrola no Brasil e centraliza a prestação de serviços comuns às indicadas sociedades cabeceira dos negócios, de acordo sempre com as previsões da legislação aplicável e, especialmente com o critério de separação de atividades reguladas.
A Elektro Holding S.A., desenvolve sua atividade em distribuição, geração de energia renovável e comercialização de energia elétrica através das seguintes sociedades cabeceira dos negócios: Elektro Redes S.A., que realiza atividades de distribuição, Elektro Renováveis do Brasil S.A, que realiza atividades de geração de energia renovável e Elektro Comercializadora de Energia, que realiza atividades de comercialização.

As sociedades cabeceira dos negócios têm seus próprios órgãos de administração e têm a autonomia necessária para realizar a direção ordinária e a gestão efetiva dos seus negócios, assim como a responsabilidade do seu controle ordinário.

No desempenho destas responsabilidades e no exercício da sua potestade para a tomada de decisões, Elektro Holding S.A., aprovou seus próprios Estatutos Sociais e suas normas internas de governança corporativa e tem adotado pelos órgãos competentes as Políticas Corporativas e os restantes Códigos e Procedimentos Internos que fazem parte do Sistema de Governança Corporativa da Iberdrola, S.A., assim como as regras ou normas especificas para seu desenvolvimento ou complemento.




 

© 2017 Elektro Holding - Todos os direitos reservados